sexta-feira, 4 de maio de 2012

Aniversário da Escola José Carlos


 A Escola José Carlos, esteve em festa e com uma programação maravilhosa, dessa forma, contou com a participação do grupo de dança, que apresentaram o balé, coordenado pela Professora Adriana, no período matutino e vespertino, já no período noturno, tivemos uma palestra com o Pastor Gilberto, que trouxe o tema "Família", falou muito sobre a importância da família na presença da escola, o papel dos pais na educação dos filhos, entre outras, contamos com a presença de muitos pais, alunos da Eja, o Gerente de Educação, César Fonseca e muitos dos Professores, coordenadores da rede municipal de ensino. Também o Professor Valdecir, que esteve homenageando a escola através de uma poesia, que ele mesmo compôs. A escola agradece a presença de todos que aqui estiveram nesta grande festa, compartilhando conosco os momentos de alegria.






Parabéns Escola José Carlos da Silva (Valdecir dos Santos) MATERIAL OPINATIVO 2/5/2012 - 08:20h por Edilson Oliveira - editor@sulnews.com.br
* VALDECIR DOS SANTOS Há quatro anos nascia nos altos do Jardim Paraíso uma instituição de ensino que se transformaria numa das maiores e melhores escolas de nossa cidade. Claro que estou falando da Escola Municipal Prof. José Carlos da Silva. Fundada em 2005. Em 2007 já estava quase concluída e, mesmo com todas as dificuldades devido a obra não ter sido acabada ainda, mesmo assim, funcionários de diversos setores da educação não mediram esforços para que o pleno exercício da democracia: direito de aprender fosse garantido. Uma escola que teve como primeiros diretores professoras Cleci Fortunati e Márcia Amador e agora, na atual gestão, professora Sueli eleita pelo voto popular. 
Pessoas que não mediram e nem medem esforços para que o ato de educar, realmente, aconteça. Um colégio comprometido com a boa qualidade de ensino, que não se deixa estribar na baixa condição socioeconômica de seus alunos para justificar o baixo rendimento escolar. Uma escola que desafia o medo, a ignorância, as dificuldades e procura provar que um dos caminhos para libertar alguém da inércia e alienação de um mundo competitivo que valoriza, antes de tudo, o ter e não o ser, provando que o ser é muito mais importante que o ter. Uma instituição escolar que proporciona aos professores o direito de opinar e participar das decisões da mais simples à mais complexa. 
 Uma escola de projetos, atividades estas realizadas no contra turno com supervisão de um educador e colaboração do corpo docente que observam a frequência, cooperação e assiduidade em relação ao período normal de aula visando incentivar o aluno a buscar mais conhecimento e consequentemente melhorar o desempenho escolar. Essa é a minha escola, nos altos da Vila onde nasci, lugar de um povo humilde, que batalha, que trabalha. No entanto o rótulo ainda persiste marcando, excluindo-o. Local que aprendi a amar, não somente pelo espírito democrático existente entre professores, coordenadores e direção, mas pela afabilidade e carência de nosso corpo discente que me desafia a cada dia. Instituição esta que nos convida a doar um pouquinho mais, pois a ansiedade e necessidade de se comer sempre um pouco mais de alimentos culturais e conhecimento justificam a razão de considerarmos e aceitarmos a premissa de que nossos alunos podem sentir-se pobres de bens materiais, porém nunca de conhecimento e boa formação. Estamos em festa, pois nossa escola completou mais um ano de existência e muito trabalho em prol da sociedade naviraiense. Parabéns, Escola José Carlos da Silva! Parabéns, Jardim Paraíso!. VALDECIR DOS SANTOS é docente nas Redes Estadual e Municipal de Ensino; Pós-Graduado em Língua e Literatura – FINAV – Faculdades Integradas de Naviraí.

http://www.sulnews.com.br/ler.asp?id_noticia=25867