quinta-feira, 25 de abril de 2013

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA PROFESSOR JOSÉ CARLOS DA SILVA



A nossa escola está em festa, hoje é um dia grandioso, temos o que comemorar com muita satisfação e alegria.
A escola José Carlos está completando 5 anos de existência, o tempo é pouco, mas o amor de todos pela escola é imenso.
A Direção, Coordenação, Professores, Administrativos, Alunos, Pais, Comunidade em geral, parabenizam mais este ano de conquistas e fortalece os laços de cumplicidade de todos para com a escola, para que a cada ano que se passe a união predomine e contagie o espaço, onde todos buscam ensinar e aprender para um futuro melhor.

                  Diretora Sueli


                                                     

                Coordenadora Néia   
            

                                        
                       Momento Cívico 



                           Alunos apresentaram Paródias em Homenagem ao Aniversário da Escola






                                        









                                    

                                         Balé apresentado em Homenagem à escola

 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

DESCOBRIMENTO DO BRASIL


Contexto histórico
O Descobrimento do Brasil deve ser entendido dentro do contexto das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI). Portugal e Espanha eram as nações mais poderosas do mundo e se lançaram ao mar em busca de novas terras para explorar. Usavam também o mar como rota para chegar as Índias, grande centro comercial da época, onde compravam especiarias (temperos, tecidos, joias) para revender na Europa com alta lucratividade.

A chegada dos portugueses ao Brasil 
O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegou ao litoral sul do atual estado da Bahia. Era um local que havia um monte, que foi batizado de Monte Pascoal.
No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre estes dois povos.
Primeiros contatos com os indígenas 
Cabral recebeu alguns índios em sua caravela. Logo de cara, os índios apontaram para objetos de prata e ouro. Este fato fez com que os portugueses pesassem que houvesse estes metais preciosos no Brasil. Neste contato os portugueses ofereceram água aos índios que tomaram e cuspiram, pois era água velha com gosto muito diferente da água pura e fresca que os índios tomaram. Os índios também não quiseram vinho e comida oferecidos pelos portugueses. 
Neste contato, que foi um verdadeiro “choque de culturas”, houve estranhamento de ambos os lados. Os portugueses estranharam muito o fato dos índios andarem nus, enquanto os indígenas também estranharam as vestimentas, barbas e as caravelas dos portugueses.
No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil, rezada pelo Frei Henrique de Coimbra. Após a missa, a esquadra rumou em direção as Índias, em busca das especiarias. Como acreditavam que a terra descoberta se tratava de uma ilha, a nomearam de Ilha de Vera Cruz (primeiro nome do Brasil).
Polêmica: Descobrimento ou chegada?
Quando usamos o termo “Descobrimento do Brasil” parece que nossa terra não era habitada e os portugueses foram os primeiros a encontra-la. Desta forma, desconsideramos a presença de mais de cinco milhões de indígenas, divididos em várias nações, que já habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses. 
Portanto, muitos historiadores preferem falar em “Chegada dos Portugueses ao Brasil”. Desta forma é valorizada a presença dos nativos brasileiros no território. Diante deste contexto, podemos afirmar que os portugueses descobriram o Brasil para os europeus.

Principal fonte histórica 
A principal fonte histórica sobre o Descobrimento do Brasil é um documento redigido por Pero Vaz de Caminha, o escrivão da esquadra de Cabral. A "Carta de Pero Vaz de Caminha" a D. Manuel I, rei de Portugal, conta com detalhes aspectos da viagem, a chegada ao litoral brasileiro, os índios que habitavam na região e os primeiros contatos entre os portugueses e os nativos. 
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/descobrimento_resumo.htm

domingo, 21 de abril de 2013

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia do Índio na EJA

A escola José Carlos da Silva, comemorou nesse dia 19 de abril de 2013, o dia do ÍNDIO, com os alunos indígenas da EJA da 1º, 2º e 3º fases. Essa comemoração foi organizada pelas professoras Jussimara e Rosa e coordenador Elizeu.
Parabéns a todos os indígenas da escola José Carlos da Silva e do Brasil.
A nacionalidade do Brasil é muito variada, e tem influências de vários povos vindos de toda a parte. Mas o berço da identidade brasileira é o seu povo nativo. Os índios...Infelizmente, boa parte desse povo ficou extinta ao longo dos anos, vítimas de racismo, perseguições desde a era colonial. A cultura indígena faz parte do Brasil, é o Brasil, e não podemos perde-la por influências. Não podemos perder a nossa origem, a nossa mãe...Os índios são humanos tanto como nós, e num país tão diversificado, não podemos deixar perder uma cultura tão bela, quanto a nossa. fonte:br.answers.yahoo.com












19 de Abril- Dia do Índio


quinta-feira, 18 de abril de 2013

18 de Abril- Dia do Livro Infantil


O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em homenagem à Monteiro Lobato e serve de estímulo para as crianças adotarem o hábito da leitura.

                      Origem do Dia Nacional do Livro Infantil




 O Sítio do Pica-pau Amarelo é uma das produções mais notáveis de Monteiro Lobato.
O dia nacional do livro infantil foi criado não só para motivar a leitura, mas também para fazer uma homenagem a Monteiro Lobato, que nasceu no dia 18 de abril de 1882. Especializado na Literatura Infanto-Juvenil, o escritor ganhou muitos prêmios por causa dos seus trabalhos e se tornou um nome respeitado no campo literário.


Entre as obras mais notáveis de Monteiro Lobato, vale ressaltar “Jeca Tatu”, “A Menina do Nariz Arrebitado” e “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, sendo que o último trabalho mencionado inspirou uma produção televisiva. O escritor brasileiro foi responsável por criar personagens inesquecíveis, como Narizinho, Pedrinho, a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa e a Cuca.


A importância da leitura para as crianças
 


A leitura contribui com a vida da criança de diversas maneiras, sobretudo para desenvolver a imaginação e a criatividade. Ao se envolver na história contada pelo livro infantil, o pequeno leitor amplia a sua visão de mundo, adquire cultura e desenvolve habilidades importantes no âmbito escolar, como escrita, pronúncia e interpretação.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

3° fase na EJA, com Professor Francisco Alves

O Professor Francisco Alves, trabalhando o conteúdo do sistema solar, na matéria de ciências, fazendo com que os alunos tenha uma maior facilidade de aprender através dos recursos midiáticos que a escola oferece. enfatizando a importância do sistema solar para os seres vivos.




































sábado, 6 de abril de 2013

REUNIÃO PEDAGÓGICA

PROFISSINAIS DEDICADOS... RESPEITO COM A EDUCAÇÃO

Pleno sábado, profissionais da escola José Carlos da Silva, estiveram reunidos para juntos traçar as metas para o ano de 2013.

Pauta da Reunião:
  • Acolhida
  • Avaliação dos resultados dos anos de 2012/2013
  • Intenção de aprovação para 2013.
  • Atividade em grupo
  • Apresentação do Projeto de Leitura
  • Encerramento
A todos profissionais presentes parabéns pela dedicação e compromisso.