"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor."Padre Antônio Vieira
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Projetos de Leitura - Apresentação de trabalhos
Sala de Leitura - Sherazade
"Estamos felizes, pois agora podemos usufruir de um espaço adequado para incentivar nossos alunos a desenvolverem o hábito da leitura".
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Projeto: Bullying! Tô Fora!
Público Alvo:Alunos do Ensino Fundamental
Duração:Dois meses
PROBLEMÁTICA:A INCIDÈNCIA DO BULLYING EM NOSSA ESCOLA
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Pela incidência do crescimento das práticas de violências, preconceitos e discriminação que se nota na sociedade e também na escola, torna um desafio para os profissionais da Educação e pais estar combatendo essas práticas.
Sabendo que muitas dessas práticas podem acarretar no educando dificuldades de aprendizagem e ainda pode desencadear traumas.
É função também da escola estar oferecendo subsídios para seus educandos se tornar cidadão responsável e crítico diante de circunstâncias que são apresentadas ao longo de sua vida.
Sendo assim justificamos a necessidade de desenvolver ações que dissemine o conceito de Bullying e seu contexto usando estratégias de conscientização a todo segmento da Escola.
Acreditamos que com a participação de todos podemos estabelecer nossas próprias normas e ações para erradicar o bullying em nossa escola, tornando a mesma um ambiente agradável e acolhedor que busca o respeito as diferenças seja ela qual for.
Por ser um trabalho complexo é necessário o empenho de todos na mudança de postura e no envolvimento nas ações propostas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Conscientizar os educandos sobre a importância da boa convivência enquanto educando, cidadão, amigo, filho
· Esclarecer o que bullying
· Reconhecer que o ser humano é um ser sociável e precisa exercitar a boa convivência com todos
· Desenvolver nos educandos as boas maneiras
· Resgatar o respeito pelas diferenças, aos mais velhos, ao pais, aos professores
· Proporcionar um ambiente escolar acolhedor e seguro, sem preconceito e discriminação
· Favorecer situações de compreensão e vivenciar os princípios éticos: respeito, diálogo, disciplina, autonomia, solidariedade, amor ao próximo, amizade, cooperação entre outros
· Identificar possíveis agressores e vítimas
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Projeto: Produção de texto em quadrinhos
OFICINA DE FORMAÇÃO: UFMS
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
3º Encontro Elaboração de projetos de ensino de leitura e escrita na internet
Introdução
As histórias da coleção ferinha podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos. Como os personagens em sua maioria são crianças, é esperado que os alunos se identifiquem com algum deles. Neste trabalho iremos usar as histórias como personagens centrais para trabalhar temas transversais com as crianças, não excluindo os demais.
Objetivo
Levar o aluno a conhecer um outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador
Construir uma história em quadrinhos a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.
Ano
Alunos do 6º Ano C
Professores responsáveis:
Deusdete Rodrigues Simões e Enir Ferreira de Araújo
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Semana da Pátria
Foi comemorada em nossa escola entre os dias 05 e 09 de setembro a semana da Pátria. Durante esses dias os alunos em todos os turnos da escola, saíram das salas para cantar os Hinos referentes a essa data, outros se apresentaram com poesias, alguns com danças, outros confeccionaram cartazes e enfeitaram murais, além de várias poesias e gestos que celebraram os 189 anos de Independência política do Brasil em relação a Portugal.
Parabéns a todos os alunos e professores que participaram desse evento que comemora a nossa independência.
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Projeto de Leitura "Sherazade"
Visando melhorar o acesso aos livros e ao hábito de ler, a escola Municipal Professor José Carlos da Silva está desenvolvendo o Projeto de Leitura "Sherazade". O presente projeto conta com a participação dos professores de Língua Portuguesa, do 1º ao 9º ano e EJA - Educação de Jovens e Adultos, que durante a semana, reservam uma aula na disciplina acima referida, com o objetivo de proporcionar ao discente uma melhor atenção na leitura de obras literárias, revistas, jornais e outros em sala de aula ou no espaço reservado para leitura. Haja vista o desafio de um mundo cada vez mais globalizado e a necessidade de interpretar a vida e o desafio que ela proporciona às pessoas, o projeto tem como foco o leitor aluno e, através de uma leitura de mundo, procura desenvolver nele a leitura proficiente, aquela que o habilita a decodificar, compreender, interpretar e reter aquilo que se pratica ao longo de uma história de leitura construída, tanto dentro como fora do ambiente escolar. A leitura é o maior instrumento de aprendizagem, pois através dela o homem pode compreender e interpretar o mundo que o cerca, bem como, a existência de todas as coisas e é, exatamente, neste contexto que se inserem a figura humana e o ato de ler. Quem lê viaja no vasto universo do conhecimento, atinge as maiores esferas do saber e produz conhecimento para si e para quem está à sua volta. Pensando desta forma, a direção escolar, coordenação pedagógica e docentes na área de Língua Portuguesa estão coordenando os trabalhos, mas é importante ressaltar que mais educadores de diversas áreas têm se empenhado para que práticas como esta possam ser cada vez mais difundidas no ambiente escolar.
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
A ESCOLA PARABENIZA...
A ESCOLA PARABENIZA...
A cerimônia de premiação ocorreu no dia 22 de agosto do corrente ano no TEATRO GLAUCE ROCHA
Parabéns Jeferson, pela merecida homenagem.
“Nenhuma grande vitória é possível sem que tenha sido precedida de pequenas vitórias sobre nós mesmos.”
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Projeto Semana do Estudante: Valorizando e Conscientizando nossos Educandos
sexta-feira, 1 de julho de 2011
PROJETO DE ACELERAÇÃO PARTICIPA DE PALESTRA NA POLÍCIA FEDERAL SOBRE DROGAS
A PALESTRA FOI MINISTRADA PELO DELEGADO DA PF Dr. CHANG FAN. NA OCASIÃO OS ALUNOS FIZERAM QUESTIONAMENTOS E TIVERAM A OPORTUNIDADE DE TIRAR DÚVIDAS SOBRE O TEMA.
O ASSUNTO É TRABALHADO NA ESCOLA EM FORMA DE PROJETOS E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS TEM SIDO BASTANTE POSITIVA. AS PALESTRAS SÃO MEIOS DE ESTÍMULO, MOTIVAÇÃO E PRINCIPALMENTE SUPORTE PARA ESCLARECIMENTO SOBRE O ASSUNTO QUE É CONSIDERADO UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS CONSTATADOS NA SOCIEDADE.
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Viagem Cultural ao Parque Cerro Cora –PY
Viagem Cultural ao Parque Cerro Cora –PY
SAÍDA NAVIRAÍ, DATA 13/05/11 – 4:00H – Retorno previsto: 22;00H
7:30H - PROCESSO DE IMIGRAÇÃO NO PARAGUAI
Objeto da Viagem: Circuito histórico “A Grande Guerra do Paraguai” – a história da Guerra da Tríplice Aliança, projeto preservacionista e de contemplação do Parque de Nacional de preservação ambiental, atividade lúdica – caminhada pela trilha até o Cerro Muralha [opcional – para visita Cerro Corá dia inteiro].O PARQUE DE CERRO CORÁ – py O parque situa-se a 37 quilômetros de Ponta Porã (em território do Paraguai), estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, com via asfaltada, a ruta Quinta (rodovia 5), a qual une a cidade de Pedro Juan Caballero a Concepción, no Paraguai.
Placa indicativa na entrada do parque O espaço que hoje ocupa o Parque Nacional Cerro Corá foi designado em 1960 como reserva militar com a finalidade de preservar a riqueza histórica deste sítio. No ano de 1976, declaram-no reserva para parque nacional, denominando-o de Parque Nacional Cerro Corá, com uma superfície de 5538 hectares.
Ele possui paisagem de característica singular, onde se destaca a Cordilheira de Amambay. Ao destas serras, escorre importante rede de arroios e rios, destacando-se o Apa, o Aquidaban e Ypané.
Cerro Corá, com uma paisagem diversificada, é formado por bosques úmidos na base dos cerros e às margens dos rios e arroios. Nele há o cerrado, o cerradão, pastagens nas planícies, tudo isso forma uma rede que contém uma vida silvestre protegida.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Arraiá
Este evento proporcionou interação e socialização dos alunos de 6º ao 9º ano, pois participaram dos ensaios realizados no contraturno pela professora de Artes Elizangela Gehrke.
A escola parabeniza a todos pelo empenho e dedicação.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Quer proteger as florestas?
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Projeto alcoolismo
Professoras que Desenvolveram o projeto Elisangela Custodio e Pollyana.